O Rio Grande do Norte vai receber sua primeira planta-piloto para a geração de hidrogênio renovável, como mostrou o portal Movimento Econômico no último fim de semana. A Petrobras está implementando essa unidade na Usina Termelétrica do Vale do Açu, localizada em Alto do Rodrigues, a 202 km de Natal. O investimento total na planta será de R$ 90 milhões, numa parceria com o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis. A previsão é que a planta entre em operação no primeiro trimestre de 2026.

O hidrogênio verde pode ajudar o mundo a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e suas emissões de gases que agravam o aquecimento global. Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, afirma que a nova planta é o primeiro passo na estratégia da companhia para investir em descarbonização.

O H2V produzido no Rio Grande do Norte será utilizado para a geração de energia e em estudos que avaliam a mistura do hidrogênio com gás natural em microturbinas, uma inovação da Petrobras, que é a primeira empresa brasileira a investigar os efeitos dessa adição nas microturbinas.

Para a produção de hidrogênio verde, é necessário usar recursos naturais renováveis. O hidrogênio da Petrobras será produzido por eletrólise da água, utilizando energia solar, que virá da Usina Fotovoltaica de Alto Rodrigues. A unidade está sendo ampliada para atender essa nova demanda.
Para a Petrobras, a planta-piloto em Alto do Rodrigues representa um marco na descarbonização e na inovação tecnológica, colocando o Rio Grande do Norte na vanguarda da produção de energia sustentável.

Fonte: Jornal Folha de Pernambuco