Os municípios de Lagarto e Umbaúba, em Sergipe, passarão a contar com rede de gás natural, segundo divulgou o Governo de Sergipe. A expansão da rede faz parte do projeto de interiorização, promovido pela Sergipe Gás S/A (Sergás), que pretende investir mais de R$25 milhões na expansão da rede em 2025.
O fornecimento de gás para os dois municípios será feito pelas empresas Logás e PetroBahia, vencedoras de uma chamada pública realizada pela companhia que abastece Sergipe.
Para o presidente da Sergás, José Matos, esse movimento representa um marco para o estado, já que a última interiorização de gás natural ocorreu em 2017, no conjunto Rosa Elze, município de São Cristóvão, localizado na região da grande Aracaju.
Em Lagarto, o gás natural irá abastecer uma grande indústria e um posto de combustível, com planos de expansão. Em Umbaúba, a chegada do gás será voltada ao setor de transporte de carga pesada, atendendo a frota que trafega pelo estado diariamente por meio de caminhões e carretas.
O governador Fábio Mitidieri destacou os esforços e investimentos feitos pelo governo para ampliar a atuação da Sergas. “Estamos preparando o estado para investimentos na área de gás e energia com a modernização da legislação, investimentos na ampliação e duplicação da rede de gasoduto. A interiorização do gás possibilita a instalação de novas indústrias, gera empregos e incentiva o crescimento econômico de regiões, além de atrair investimentos”, afirmou.
O gás natural desempenha um papel crucial para a indústria e o transporte, contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Sergipe, que possui uma reserva rica em gás natural, aposta nessa fonte como uma alternativa estratégica para impulsionar o desenvolvimento energético sustentável. “O gás natural oferece diversas vantagens, podendo ser utilizado tanto em indústrias quanto em condomínios e no transporte. É uma alternativa mais segura e eficiente”, comenta o diretor-presidente.