Suspensão do PMQC é um retrocesso perigoso no controle da qualidade de combustíveis
por admin | out 21, 2024 | Notícias |
Esse programa, criado com a colaboração de diversas entidades do setor — sindicatos, associações e distribuidoras —, tem sido fundamental para garantir a qualidade dos combustíveis e combater a adulteração no Brasil. Sua interrupção representa um risco significativo para as conquistas regulatórias e para a confiabilidade do mercado.
Desde sua implementação, o PMQC contribuiu para elevar o controle da qualidade dos combustíveis no Brasil a patamares comparáveis aos de mercados internacionais, fortalecendo a confiança do consumidor e a competitividade entre os agentes econômicos.
No entanto, a suspensão do programa coloca em risco esses avanços, e uma eventual proliferação de adulterações pode desencadear problemas crônicos que serão difíceis de reverter.
Retomar o controle após um período de desregulamentação seria como tentar “colocar o gênio da adulteração de volta na garrafa” — algo que pode se mostrar extremamente desafiador e custoso para o país.
Além disso, a interrupção do PMQC ameaça à integridade e a competitividade do mercado.
Financiamento da ANP
A questão do financiamento do programa é central para sua continuidade. Transferir a responsabilidade financeira para os agentes econômicos, sem que isso resulte em um impacto significativo ao consumidor, é uma solução que já está em fase piloto pela ANP no Distrito Federal e em Goiás.
A ideia de dividir os custos com a iniciativa privada, embora inicialmente polêmica, já se mostrou viável e está sendo testada com resultados promissores. A carga financeira para garantir a execução do PMQC, conforme estudos da ANP, gera um impacto mínimo no preço final dos combustíveis.
Durante a discussão da resolução ANP 790, de 10 de junho de 2019, ficou claro que o acréscimo no preço seria quase imperceptível para os consumidores, com aumentos que chegam à terceira casa decimal para gasolina e diesel, e de R$0,01 a R$0,02 para o etanol, dependendo da região.
As lições aprendidas com o projeto piloto em andamento no Distrito Federal e em Goiás devem ser aproveitadas para garantir que o programa seja mantido em sua plenitude e integridade, evitando que ele fique refém das limitações fiscais do país.
A ANP, ao manter a supervisão sobre os laboratórios credenciados e realizar auditorias periódicas, assegura que o monitoramento continue imparcial e transparente, garantindo a confiança no mercado de combustíveis e evitando qualquer prejuízo à qualidade do produto comercializado.
A continuidade desse modelo de financiamento híbrido, com ajustes e refinamentos baseados nas experiências do piloto, pode ser a chave para dar sustentabilidade ao programa a longo prazo.
Manter o PMQC ativo é vital não apenas para a proteção dos consumidores, mas também para assegurar um mercado de combustíveis saudável e competitivo. O modelo de financiamento em fase de testes permite que o programa seja sustentado sem sobrecarregar os cofres públicos, oferecendo uma alternativa que assegura a continuidade do monitoramento sem comprometer a integridade fiscal do país.
As lições extraídas do projeto piloto devem servir de base para a implementação de um modelo nacional sustentável, que permita manter os padrões de qualidade conquistados ao longo dos anos, garantindo a segurança e confiança de todos os envolvidos no setor de combustíveis.
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Aurélio Amaral foi diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é advogado e atual diretor de Relações Externas da Eneva.
Este artigo expressa exclusivamente a posição do autor e não necessariamente da instituição para a qual trabalha ou está vinculado.
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